sábado, 4 de maio de 2013

Mais 62 mortes na Síria.

Guerra civil provoca mais 62 mortes na Síria

 
DAMASCO - Centenas de famílias sunitas fugiram ontem da cidade de Banias, na costa mediterrânea da Síria, depois que as forças leais ao presidente Bashar Al-Assad mataram pelo menos 62 pessoas durante a noite, deixando cadáveres ensanguentados e queimados empilhados nas ruas, de acordo com ativistas.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, grupo baseado em Londres, postou um vídeo com os corpos de dez pessoas — metade delas crianças — mortas em Banias. As informações não podem ser checados de forma independente, já que o governo sírio restringe o acesso da mídia ao país.
As mortes aconteceram dois dias após milícias pró-Assad terem assassinado entre 100 e 200 sunitas no vilarejo de Baida, na mesma região do país. A informação também é de grupos oposicionistas.
O governo americano afirmou ontem que está horrorizado pelo massacre de Baida, e acusou o regime sírio de intensificar a violência contra civis.

A maioria sunita lidera a revolta contra o governo Assad, e a violência sectária têm se tornado comum no conflito. Assad é alauíta, um braço do xiismo. Banias é uma área sunita em meio a um enclave alauíta na costa mediterrânea da Síria, e ativistas acusam as milícias leais a Assad de limpeza étnica.

Bainas e Baida foram as primeiras cidades sírias a sofrer com a violência sectária logo nos primeiros meses da revolta contra Assad. As milícias alauítas pró-governo, conhecidas como shabbiha, foram acusadas de atacar ativistas sunitas que protestavam nas ruas.
— Acredito que centenas de famílias tenham ido em direção às cidades próximas como Jableh e Tartous — cogitou Rami Abdelrahman, líder do Observatório Sírio para os Direitos Humanos.
A guerra civil síria, que se arrasta há mais de dois anos, provocou até agora a morte de mais de 70 mil pessoas.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/mundo/guerra-civil-provoca-mais-62-mortes-na-siria-8295862.html#ixzz2SO0pAve7

Nenhum comentário:

Postar um comentário