quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dia da África será comemorado com semana de atividades em São Francisco do Conde

Dia da África será comemorado com semana de atividades em São Francisco do Conde

semanadaafrica
Mundialmente comemorado em 25 de maio, o Dia da África será celebrado no município de São Francisco do Conde a partir da próxima quarta-feira, 22. Serão diversas atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), através do Departamento de Promoção da Igualdade Étnico Racial (DEPIR), até o dia 25 de maio, a serem realizadas no auditório da UNILAB.
A data que simboliza a luta do povo africano por sua independência e libertação será comemorada inicialmente com uma mesa redonda, em 22 de maio, das 09 às 12 horas, cujo tema será “Brasil, Desafios Administrativos e Políticos na implementação da Lei 10.639 no ensino público e privado”. O tema será debatido pela ex-reitora da UNEB, Ivete Alves do Sacramento, mestre em Educação pela Université Du Quebec a Montreal-Canadá, graduada em Letras Vernáculas e Licenciatura em Português pela UFBA. Participa também do debate o doutor em Administração (FEA/USP), mestre em Finanças (FEA/USP) (1980), pesquisador e docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social da Fundação Visconde de Cairu, Hélio Santos.
Em 24 de maio, a programação segue com o cadastramento do CadÚnico para pessoas de comunidades de terreiro e quilombolas, das 09 às 17 horas. E, para finalizar as atividades, no dia 25 de maio será realizada uma festa de integração dos estudantes do curso EAD da UNILAB, às 17h30.
Para o gerente de Relação Institucionais do DEPIR, Samuel Azevedo “o compartilhar de uma agenda internacional, que tem como fim e foco a discussão e provocação do debate em torno da contribuição africana no mundo moderno, coloca-nos em uma rota virtuosa de uma das mais importantes experiências sociológicas brasileiras. O conjunto dos programas sociais que o município vem desenvolvendo nos posiciona a frente de uma experiência que eu considero como um verdadeiro ‘Laboratório Social das Ações Afirmativas’. Neste contexto, a afirmação do 25 de maio como dia internacional da luta contra todo e qualquer tipo de desigualdade, nos insere em um debate qualificado, necessário e oportuno para a estabilidade política, social e econômica do povo negro no Brasil”, declara.
A Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira) fica localizada na Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz, na Baixa Fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário