segunda-feira, 21 de maio de 2012

25 DE MAIO DIA DA ÁFRICA, BRASIL POLITICA E ECONOMIA


25 DE MAIO É DIA DA ÁFRICA

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, através da SEGOV/DEPIR – Departamento da Promoção de Igualdade Étnico Racial, em parceria com Instituto Municipal Luiz Viana Neto, estará promovendo no próximo dia 24 de Maio quinta feira as 09:00 manhã, uma Mesa Redonda que abordará aspectos do: Brasil, África, Politica e Economia, o evento fará parte das comemorações do Munícipio em Homenagem ao Dia da África que é Comemorado em todo o Mundo no dia 25 de Maio.

25 de maio: Dia da África é celebrado no Brasil e no mundo

Sexta feira, 25 / maio / 2012



O Dia da África, comemorado nesta Sexta-feira, 25 de maio, simboliza a luta dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação, e representa a data da Libertação da África. Os negros do Brasil e do mundo celebram a oportunidade de medir os progressos, as dificuldades e as obras realizadas no continente conhecido como berço da humanidade.



Em 2011, foi proclamado pela ONU o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, a data foi celebrada como um marco contra as desigualdades raciais, políticas ou econômicas, valorizando e promovendo o legado que a África deixou para as civilizações que se constituíram com o seu povo.



Em 2012, os valores dos saberes e fazeres africanos estarão sendo evidenciado em todo o mundo, particularmente no Brasil uma vez que conquistas simbólicas fruto do debate qualificado do movimento negro e seus diversos atores, nos coloca um passo a frente no novo milênio. A aprovação por unanimidade das cotas pelo Superior Tribunal Federal – STF nos remete a uma nova etapa das discussões reais do futuro do nosso País. A inclusão dos afrodescendentes nos espaços de excelência do pensar politica, o exercício, do pleno direito a ocupação legitima dos espaços de poder politico e econômico que o ingressar na Academia nos possibilita adquirir é um marco na historia deste país.



A população negra brasileira vem reagindo a passos largos os desafios impostos ao longo dos cinco séculos inconclusos da identidade nacional, e da formação da sociedade brasileira. A cidade de São Francisco do Conde através de um conjunto de ações bem elaboradas e dos instrumentos políticos instalados no atual governo a exemplo do SEGOV/DEPIRDepartamento de Promoção da Igualdade Étnico Racial desenvolveu na cidade um novo conceito de gestão politica, com impactos diretos em toda região e uma nova forma de olhar o cidadão Sanfranciscano, promovendo uma revolução na autoestima de sua população.    



ORIGEM - Passados 48 anos desde sua criação, em Addis Abeba, Etiópia, pela Organização de Unidade Africana (OUA), o dia tem um profundo significado na memória coletiva dos povos do continente africano. O ato da assinatura configurou-se no maior compromisso político de seus líderes, que visaram à aceleração do fim da colonização do continente e do regime segregacionista do Apartheid.

Instituído em carta assinada por 32 Estados africanos, o dia da África é a manifestação do desejo de aproximadamente 800 milhões de africanos de organizar, de maneira solidária, os múltiplos desafios na construção do futuro de uma África real, com seus governos e sonhos, além de desenvolvimento, democracia e progresso.



Palestrantes:

Vilma Reis: Professora Socióloga, militante do Movimento negro, atualmente Coordenadora do Ceafro / Ceao/UFBA.

Hamilton Borges Walê: Poeta, Escritor, Ativista do movimento negro, atualmente é Coordenador do Movimento Quilombo X Ação Cultural Comunitária, Militante e Coordenador da Campanha Reaja.

Sérgio São Bernardo: Advogado, professor do curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Coordenador do curso de Extensão Universitária “Direito e Relações Raciais”, Ativista do Movimento Negro, Membro do Instituto Pedra de Raio - IPR.

Diana Costa: Professora e Históriadora especializada em Cultura Africana e Afro-Brasileira Militante da Luta pela Igualdade Racial e Assuntos Antidiscriminatórios.

Ubiratan Castro de Araújo: Possui graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1970), mestrado em História - Université de Paris X, Nanterre (1973) e doutorado em História - Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1992). Atualmente é diretor geral da Fundação Pedro Calmon - Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil.

Serviço: Mesa Redonda – Brasil, África, Politica e Economia.

Data: 24 de maio quinta-feira – Hora: 09:00h

Local: Mercado Cultural – São Francisco do Conde – Bahia



Samuel Azevedo

Gerente de Relações Institucionais

DEPIR – Departamento de Promoção da Igualdade Étnico Racial

71-9175-0442 /// 8709-0312

São Francisco do Conde – Bahia – Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário