quinta-feira, 13 de outubro de 2011

FUEGO AMIGO

Um soco no ar para pegar em mim mesmo!
 
Remontando minhas memórias e lembranças, lembro-me dos Meus pais que sempre me disseram que eu tinha que proteger meus irmãos mais novos, que eu era o mais velho, e, portanto a referência da família, o candomblé me ensina que os mais velhos merecem respeito, dedicação e devemos sempre ouvi-los.
A Bíblia, minha referência maior e minha bússola me ensina que devemos honrar os mais velhos para que tudo me vá bem e se prolonguem os meus dias na terra, e consequentemente eu tenha prosperidade. Poderia aqui ficar dias e dias explicitando sobre exemplos, formas e modelos de respeito, amor, fraternidade, honra aos mais antigos, experientes e, portanto merecedores de toda nossa atenção, ouvidos e respeito.
Até aí tudo bem e concordo com toda esta forma, jeito e ancestralidade. Porém não posso deixar de salientar, que os mais velhos e também os antigos, ás vezes também erram, pois os mesmos são humanos, e se erram devem como todos, serem repreendidos, exortados, ou até mesmo aconselhados. Quando não severamente advertidos, para o crescimento do todo.
Mais por que eu... um jovem Pastor e esperançoso quanto ás melhorias e avanços do povo negro, sobretudo da Juventude Negra. Escrevo estas mal traçadas linhas? Por um simples e único motivo, não podemos mais nos matar, nos agredir, nos degladiarmos como alguns de nós, insistimos nesta tão famosa e famigerada “autofagia”. Palavra que contumaz usamos  em nossos vocabulários, ações e por que não dizer métodos. Virou moda... a agressão, a torcida do contra nós, a vontade do dar errado mesmo! Se não vejamos,... há uma espécie de sentimento errôneo, de vitória retrograda e anacrônica quando da notícia da “reforma  Ministerial”. E da suposta saída da Ex.ª Ministra Luiza Bairros.me parece um equívoco, quando não um erro estas ações vistas na net, e nas demais redes sociais. O que queremos de fato? Festejar a saída da única Mulher negra do 1º escalão do Governo federal? Execrar uma Militante histórica e idônea? Ou mais uma vêz comprovarmos a tese do “ranço ancestral”,(tese de que devido a miscigenação de tribos e povos africanos vindos pra o Brasil de África para aqui serem escravizados, desencadeou um desentendimento eterno entre os irmãos e irmãs  negros e negras em tudo, política ,economia, moda, cultura, meios de produção, ou seja o famoso dividir para depois dominar.) implantado pelos brancos em nossas mentes para nos destruirmos. E por que não relembra-nos da tese de que não nos entendemos, e que somos vários grupos de um só ou meia dúzia de seis?
Acho que nós deveríamos pedir e festejar, fazer lobby mesmo,  muito mais forte mesmo, para as “secretarias de brancos”, ou “Ministérios de brancos” como alguns entendem. Fazenda, Saúde, Educação, Economia,Planejamento,Trabalho. Ninguém nem se mete, nem pleiteia, (aquinão !!!! Não  pode!) (Vocês já tem a Seppir Né não irmãos? Vamos pedir a saída destes. Vamos derrubar os brancos, estes sim merecem golpes, cartas, blogs, manifestações on-line, e tudo mais!! (sic...)(todos eles brancos, ou quase brancos) E a colocação imediata de mais negros e negras em locais estratégicos neste governo dito democrático que ajudamos a eleger. Brigar e ficar feliz por que a única, que nós temos, vai supostamente sair é no mínimo muito pequeno e sem graça. Para não dizer burrice. Prefiro pensar grande e buscar mais oportunidades, sinceramente.
Alguns vão dizer, que o  Ministério é “apagado”, que a “atuação é apagada”! Que isso, que aquilo, eu quero que alguém me diga qual destas chamadas “Secretarias de Negro” tem atuação espetacular, ou a contra gosto de muitos e do Curriculum vistoso e bem capacitado dos seus gestores, tem grandes atuações? A resposta bem pensada e sem emoções vai ser direta e verdadeira: Não !!!, Nenhuma foi brilhante, e nem maravilhosa! E todas as pessoas que detêm o mínimo de senso crítico e consciência política sabem o porque! Simplesmente por que foram pensadas e criadas para não dar certo! Sem orçamento, sem pessoal, sem estrutura, sem nada! Só para satisfazer a acalmar os inúmeros acordos internacionais que o Brasil foi signatário, após dezenas de denúncias feitas pelo Movimento Social Negro ao longo de décadas sobre a falsa democracia racial.
Portanto tenho a plena convicção de que é passado a hora de demonstrar o mínimo de amadurecimento político e força negra, e que principalmente reconheçamos os reais objetivos destas notícias.
Precisamos acordar e nos unir, pode parecer clichê esta frase, ou mesmo demode, porém os brancos nunca se ofendem em público, os brancos nunca tentam “desqualificar” um parceiro ou parceira de negócios, sejam eles políticos e ou econômicos. Eles se unem para dividir um bolo maior, e não dividir migalhas para ficarem sem nada. Por isso para nós é tão difícil. Mais espera, quase cometo um erro! Quem sou eu? Para ensinar padre a rezar missa, ou pai de santo á fazer ebó, para ser mais exato,  ou principalmente á militantes antigos á fazer política, se é que isso pode se chamar de política. Oxalá que os mais jovens militantes, a chamada Juventude Negra que por sinal é muito brilhante e qualificada, não pratiquem tais erros dos mais velhos. Para nosso próprio bem e saúde política.
E antes que falem e me esculachem, mais do que já gostam de fazê-lo,  a Exmª Min. Luiza Bairros, a quem eu tenho um enorme respeito, carinho e apreço, não me deu procuração para defendê-la ! Só acho que é preciso evoluir, e isso é um novo momento, um momento de crescer, de união de tomada do poder, e a tomada passa também por períodos didáticos. Felizmente.
 
“Não podemos abrir mão de nada nem de ninguém, Precisamos de tudo e de todos...”
W.e.b Dubois
 
Sinceramente,
 
Abraão Macedo
Teólogo
Pastor Ministro. Igreja Amor em Cristo
 

Pr. Min. Abraão Macedo
Ministério Evangélico do Amor em Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário