quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ÁFRICA900 GALERIA E CONHECIMENTO

ÁFRICA900 GALERIA & CONHECIMENTO

A África é o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) e o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e das Americas).
Tem cerca de 30 milhões de km², cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta e mais de 900 milhões de habitantes em 53 países, representando cerca de um sétimo da população do mundo
Cinco dos países de África foram colonias portuguesas e usam o portugues  como lingua oficial: Angola, cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé Principe; em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe são ainda falados crioulos de base portuguesa.
Afri era o nome de vários povos que se fixaram perto de Cartago no Norte de África. O seu nome é geralmente relacionado com os fenícios como afar, que significa "poeira", embora uma teoria de 1981 [1], tenha afirmado que o nome também deriva de uma palavra de berbere, ifri, palavra que significa "caverna", em referência à gruta onde residiam.
No tempo dos romanos, Cartago passou a ser a capital da Província de África, que incluiu também a parte costeira da moderna Libia. Os romanos utilizaram o sufixo "-ca" denotando "país ou território".[2] Mais tarde, o reino muçulmano de Ifriqiya, actualmente Tunísia, também preservou o nome.
Outras etimologias têm sido apontadas como originárias para a antiga denominação "África":
  • No século I, o historiador judeu Flavius Josephus (Ant. 1.15) afirmou ter sido nomeado para Epher, neto de Abraão, segundo o Génesis (25:4), cujos descendentes, segundo ele, tinha invadido a Líbia.
  • aprica, palavra latina que significa "ensolarados", mencionada por Isidoro de Sevilha (século VI), em Etymologiae XIV.5.2
  • aphrike, palavra grega que significa "sem frio". Esta foi proposta pelo historiador Leo Áfricanus (1488-1554), que sugeriu a palavra grega phrike (φρίκη, significando "frio e horror"), combinado com o prefixo privativo "-um", indicando assim um terreno livre de frio e de horror.
  • Massey, em 1881, afirmou que o nome deriva do egípcio af-rui-ka, que significa "para virar em direção a abertura do Ka." O Ka é o dobro energético de cada pessoa e de "abertura do Ka" remete para o útero ou berço. África seria, para os egípcios, "o berço."[3]
A África é um território banhado pelo Oceano Atlântico, pelo Mar Mediterrâneo e pelo Oceano Índico, onde provavelmente surgiram os primeiros seres humanos. Os mais antigos fósseis de hominídeos foram encontrados na África e têm cerca de cinco milhões de anos.
O Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituir-se na África, há cerca de 5000 anos, mas muitos outros reinos ou cidades-estado foram sucedendo-se neste continente, ao longo dos séculos. Além disso, a África foi, desde a antiguidade, procurada por povos de outros continentes, que buscavam as suas riquezas, como sal e ouro. A atual divisão territorial da África, no entanto, é muito recente – de meados do século XX –, resultado da descolonização européia. Esta divisão, feita devido a necessidade de matérias-primas e mercados consumidores, teve como consequências: dependência econômica, agravamento da desigualdade social e as lutas de fronteiras.

POLÍTICA

Apesar de se registrarem atualmente na África muitos conflitos de caráter político, como o da Costa do Marfim e o do Sudão, e muitas situações irregulares, como a de Angola, pode-se dizer que a maioria dos países do continente possuem governos democraticamente eleitos. As únicas exceções neste momento são a Somália, que não tem sequer um estado organizado e o Saara Ocidental, ocupado por Marrocos.
No entanto, é freqüente que as eleições sejam consideradas como sujas por fraude, tanto internamente, como pela comunidade internacional. Por outro lado, ainda subsistem situações em que o presidente ou o partido governamental se encontram no poder há dezenas de anos, como são os casos da Líbia e do Zimbabwe.
Em geral, os governos Áfricanos são repúblicas presidencialistas, com exceção de três monarquias existentes no continente:Lesoto, Marrocos e Suazilândia.

O ÁFRICA900 – CENTRO DE REFERÊNCIA POLITÍCA, ESPAÇO ALTERNATIVO, SE PROPÕE DE MANEIRA DECISIVA AUXÍLIAR AS MANIFESTAÇÕES POLÍTICAS SÓCIO CULTURAIS NA PESPECTIVA DE CRIAR ALTERNATIVAS PARA OS CONCIDADÕES QUE ATUAM NA CAPITAL BAIANA IRRADIANDO PARA O BRASIL UM NOVO FORMATO DE INTERVENÇÃO DE LUTA POLITICA NA BUSCA CONSISTENTE E PERMANENTE DA RETOMADA DO PODER E DIVISÃO DAS RIQUEZAS PRODUZIDAS NESTE PAIS.
UTILIZANDO AS FERRAMENTAS DO ENTRETENIMENTO E AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO MEIO, E O FORTE COMPROMISSO POLITICO UTIZADOS COMO ÂNCORA DO MAIOR PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO DO POVO AFRICANO NA DIREÇÃO DOS REINADOS E IMPERIOS AFRICANOS  QUE OUTRORA DETERMINAVA UMA VERDADEIRA REFERENCIA DE SABEDORIA E RIQUEZA. O ÁFRICA900 TEM NA SUA TRAJETORIA  ATUAÇÕES E INTERVENÇOES NA POLITICA PARTIDARIA E IDEOLOGICA AREGIMENTANDO JOVENS NEGROS EM ESTADO DE RISCO OU NÃO DIALOGANDO, RESPEITANDO-OS, PREPARANDO-OS E FINALMENTE CAPACITANDO OS MESMOS DIRETA E INDIRETAMENTE PARA O ENFRETAMENTO POLITICO E A CONQUISTA DA JUSTA PARTICIPAÇÃO ECONOMICA. 




Samuel Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário