quarta-feira, 20 de março de 2013

Petistas defendem Petrobras e protestam contra desqualificação tucana da empresa



Petistas defendem Petrobras e protestam contra desqualificação tucana da empresa

Postado em 15/03/2013| 12:48

 
Os deputados Fernando Ferro (PT/PE) e Luiz Alberto (PT/BA) usaram mais uma vez a tribuna da Câmara nesta quinta-feira (14) para defender a Petrobras como patrimônio do povo brasileiro e rebater os argumentos tucanos acerca de uma suposta derrocada da empresa. Ferro destacou que a Petrobras, a despeito de todas as dificuldades setoriais que atingiram empresas no mundo inteiro (Shell, Chevron e British Petroleum), conseguiu obter um lucro de R$ 21 bilhões no ano passado. “A Petrobras cumpriu o plano de investimentos em 2012 e atendeu as metas de produção, com 1,98 milhões de barris/dia, com um aumento das reservas de petróleo em 103%”, detalhou.
O petista foi incisivo ao criticar a postura peessedebista de promover nesta semana um seminário para desqualificar a Petrobras com argumentos risíveis, sob o pretexto de defendê-la. “O que os tucanos não dizem é que passamos 25 anos sem fazer uma refinaria por processos internos e de decisão política do governo tucano, que queria privatizar a empresa, inclusive trocando seu nome para Petrobrax”, recordou Fernando Ferro.
O parlamentar mostrou ser completamente incoerente e contraditória a postura adotada pelo PSDB de se apresentar como defensor da Petrobras, quando na verdade emplacou durante o Governo FHC a venda de ações da empresa e sua abertura a preços abaixo dos valores de mercado. “Então, lhes faltam autoridade política e moral para falar sobre isso”, apontou.
Ao tratar do mesmo assunto, o deputado Luiz Alberto disse que o partido tucano parece ter memória seletiva ou não ter memória. “O PSDB esquece que, no seu governo, até 2002, a Petrobras viveu a sua pior crise. Foi no Governo Fernando Henrique Cardoso que ele tentou vender a empresa, fatiou a Petrobras em 40 pedaços e promoveu um evento que não existe na história do petróleo em todo o mundo: afundou uma plataforma – a P-36”, enumerou Luiz Alberto.
Aparelhamento – O deputado Fernando Ferro desmontou ainda os argumentos tucanos acerca de um suposto aparelhamento do PT na Petrobras, mostrando que, diferentemente da era FHC, a atual presidenta da empresa, Graça Foster, é um quadro de carreira. “Quem era o presidente? Era Francisco Gros, que é do mundo financeiro; era Reichstul, também um empresário do mundo das finanças. Isso, sim, era o aparelhamento pelo sistema financeiro e pelo comando de grupos de mercado que estavam na operação de privatização dessa empresa”, protestou.
Por fim, o parlamentar prestou uma homenagear aos petroleiros, que, segundo ele, têm cotidianamente feito a empresa crescer e projetar o Brasil na área, com tecnologia, competência técnica e gerenciamento. “Lamento essa campanha impatriótica de tentar inviabilizar essa empresa ou desmoralizá-la, porque, no fundo, essa postura só atende interesses externos que querem ver essa empresa privatizada. Não vão fazer isso, porque a linha do governo brasileiro é de manutenção e de preservação desse patrimônio que se chama Petrobras”, concluiu.
Fonte: Informes/PT na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário