quarta-feira, 20 de junho de 2012

Observatório Racial atuará nos festejos juninos

Observatório Racial atuará nos festejos juninos

Órgão será responsável pelo combate à violência de gênero e a homofobia
Observatório Racial atuará nos festejos juninos
Como parte da política local de afirmação, implantada pela Prefeitura de São Francisco do Conde, o Observatório Racial - programa dirigido pela Secretaria de Governo (SEGOV) através do Departamento de Promoção da Igualdade Étnico Racial (DEPIR) retomará suas atividades durante os festejos juninos do Arraiá do Chico 2012, na luta pela erradicação da violência contra a mulher e combate a homofobia. Durante o arraial, serão feitas intervenções de Direitos Humanos dentro dos festejos, além de abordagens, quando houver necessidade, e distribuição de material educativo. “O município já tem tradição de adotar comportamentos de vanguarda, o que justifica nossas ações educativas e de prevenção”, ressaltou o diretor da DEPIR, Samuel Azevêdo.
Para que os profissionais que irão atuar no Observatório Racial, durante o São João, estejam mais qualificados, nesta quarta-feira, 20, a equipe será capacitada pelo secretário da Reparação Municipal de Salvador - SEMUR, Sr. Ailton Ferreira. A palestra acontecerá às 09 horas, no auditório da Secretaria da Saúde. “Nosso objetivo é orientar esses atores a cooperarem com as diretrizes do Observatório Racial”, completou Azevêdo.
O Observatório Racial foi instituído com o objetivo de promover, reparar e igualar as oportunidades, implantando assim a democracia racial. Visa também à prevenção e o enfrentamento das discriminações e desigualdades, em especial, de gênero, raça e orientação/identidade sexual, por meio de políticas que fortaleçam o exercício da cidadania.
Dentre as atividades correlacionadas ao Observatório estão:
- Mapear e registrar as ocorrências de discriminação racial, violência contra mulher negra e combate a homofobia, durante os festejos populares e tradicionais da cidade de São Francisco do Conde.
- Coletar informações que subsidiem a construção de indicadores para planejamento das políticas governamentais de promoção, prevenção e enfrentamento das discriminações e desigualdades em especial de raça, gênero e opção sexual, durante as festas populares.
- Articular, promover, acompanhar e fiscalizar ações de promoção da equidade de direitos, oportunidades e inclusão econômica da população negra.
- Consolidar na administração pública, a articulação intersetorial entre órgãos e entidades governamentais, sociedade civil organizada e empresas privadas, na construção de um planejamento unificado que se expressem em ações conjuntas, baseadas, sobretudo na garantia do respeito aos direitos humanos de todas as pessoas.
- Propiciar registro de denúncias, queixas e observação, fomentando e criando condições objetivas para o exercício da cidadania.
- Oportunidade de o município discutir com a sociedade os problemas, buscar formas de superação e melhorar a inserção de segmentos sociais historicamente discriminados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário