sábado, 30 de junho de 2012

Campus da UNILAB/São Francisco do Conde foi entregue à população

Reitor Paulo Speller e outras autoridades estiveram presentes no evento
Campus da UNILAB/São Francisco do Conde foi entregue à população
Na tarde da última quarta-feira, 27, foi entregue à população sanfranciscana o prédio onde funcionará o campus da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira). A universidade pública federal tem como objetivo fortalecer a integração internacional com os países africanos e asiáticos, membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste). E, visando a aceleração do processo de instalação do campus São Francisco do Conde, a Prefeitura cedeu o prédio da escola-modelo, localizado na Baixa Fria, para que as aulas do iniciem até que a construção da sede própria seja efetivada.

“Meus filhos agora já têm uma faculdade na própria cidade deles. Não precisarão mais ir para Salvador”, declarou emocionada a moradora Bernadete Primo, mãe de dois meninos, um de 11 e outro de 04 anos. “Isso é um sonho. Minha caminhada para que eu me formasse foi dura. Viajava todos os dias para Salvador em busca de formação, mas os sanfranciscanos não precisarão mais passar pelo que passei. Estou até pensando em voltar a estudar”, disse em seguida a jovem Carla Nascimento, de 28 anos.

Durante a cerimônia, a prefeita Rilza Valentim falou da caminhada em busca de uma universidade para o município, que advém desde o período em que era vereadora (2000 a 2008). “Enquanto vereadora criamos um abaixo-assinado e corremos para Cruz das Almas, na implantação da UFRB, em busca de uma universidade para nosso município, onde dizíamos que aquele era um direto de São Francisco do Conde. Estando prefeita, eu soube que o presidente Lula estava criando uma nova universidade e já tinha definido que uma ia para o Ceará, na cidade de Redenção, e a outra para Bahia. Eu pensei: ‘se vai para Bahia, então tem que vir para São Francisco do Conde’, até porque esta cidade tem uma característica bem peculiar. O campus da universidade que viria para a Bahia, federal e de caráter internacional, parte dos seus estudantes e professores deveriam ser de países africanos que falem a língua portuguesa. Se são países africanos estão falando de pessoas negras. Existe neste país um município mais negro que São Francisco do Conde? Por isso São Francisco tinha de ser agraciado, mas isso não era suficiente. Somente com esta equipe competente que tenho e com o incentivo político conquistamos esse direito. São Francisco do Conde passa agora a ter dois livros: um antes da universidade e outro depois do campus da UNILAB”.
Presente a celebração, o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, parabenizou a iniciativa e falou das perspectivas do governo com relação à universidade. “Vocês estão de parabéns pela sensibilidade que tiveram. Acreditamos que a universidade terá um papel fundamental não só na ciência e tecnologia, mas também na cultura. Estamos trabalhando na implantação de um Polo de Cultura Digital no município, o que nos deixa muito felizes, pois abre horizontes para a cidade, inclusive possibilita a vinda de outros empreendimentos”, destacou Rubim.

O reitor da UNILAB/Redenção (sede da instituição), Paulo Speller, celebrou o momento que considerou “embrionário” com discurso em que fez, inclusive, elogios ao ex-presidente Lula. “Estamos cumprindo nossa missão, que é a de implantar esta universidade federal aqui. Queremos com este embrião iniciar nossas atividades, ainda este ano, com cursos de extensão, depois graduação e cursos regulares. Antes de Lula só tínhamos uma universidade federal na Bahia. Ele é a grande figura desse novo processo que vem a superar um atraso de cinco séculos na educação”, concluiu Speller.

Dentre as autoridades presentes ao evento estiveram os vereadores Mário Nogueira, Luiz de Campinas, Robson Portugal e Pantera; o vice-prefeito Evandro Almeida; os secretários municipais Aloísio Oliveira (SEDES), Silmar Carmo (SEGOV), Paulo Sergio (SEPLAN), Antônia Maria Nogueira (SEGAB), Virgínia dos Anjos (SEDUC), Marivaldo do Amaral (SEFAZ), Ana Christina Oliveira (SECULT), Telma Brito (SESAU), Ruy Barbosa (SHRF), Paulo César (SEDEC), Beto Maria (SECEL), Marcos Jorge do Amaral (SESP) e André Costa (SEINF); o controlador, o procurador e o ouvidor do município - Luiz Neves, Agberto Pithon e Claudemiro Oliveira, respectivamente; os assessores especiais Marília Fontoura, Adauto Dantas e Renato Costa Rosa; os representantes da Juventude local - Luan Santos e Yasmin Xavier; a professora Tânia Fischer da UFBA; a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria; o vereador Genivaldo e o vice-prefeito Mendes Sales, ambos da cidade de Pedrão; Jair Cardoso, Carlos Martins e Augusto Amaral - representantes de Candeias.

Oficialização da Universidade

Em agosto de 2010, a prefeita Rilza Valentim esteve em Brasília, onde participou do ato em que a presidenta Dilma Rousseff anunciou oficialmente a expansão da Rede Federal de Educação Superior Profissional e Tecnológica, na qual também participou da solenidade, o governador da Bahia Jaques Wagner. Entre as novas universidades, institutos de educação tecnológica superior e ampliações de campi, a presidenta confirmou a implantação de um campus da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) em São Francisco do Conde.

A luta para garantir a vinda do referido campus para São Francisco do Conde vem de 2010, tendo à frente a prefeita Rilza Valentim, com apoio do governador Jaques Wagner e de vários parlamentares, como o atual secretário de Planejamento Zezéu Ribeiro e o deputado federal Emiliano José, além dos deputados estaduais Bira Corôa e Rosemberg Pinto.

O prédio

A unidade terá dois pavimentos contendo 12 salas de aula; laboratórios de informática, línguas, música, ciências e artes; auditório para 135 lugares; rampa de acessibilidade ao pavimento superior; enfermaria; refeitório; oficina de pães; cantina; biblioteca com sala de acervo; banheiros, inclusive para deficientes; quadra poliesportiva com cobertura; salas de administração, diretoria, psicologia, secretaria, coordenação, professores, entre outras.

Reitor da UNILAB Paulo Speller

Além de Mestre em Psicologia e Doutor em Ciências Políticas, Paulo Speller foi reitor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), é presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) e presidiu a Comissão de Implantação da UNILAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário