domingo, 23 de fevereiro de 2014

REVISTA FRANCESA, RESUME O BRASIL EM TODOS OS SENTIDOS

REVISTA FRANCESA, RESUME O BRASIL EM TODOS OS SENTIDOS


 

12 Páginas de uma Revista Francesa (France Football) que resumem o Brasil em todos os sentidos:

Quero ver ler isso e não sentir vergonha...

- Apesar do lema brasileiro: “Ordem e Progresso”, o que menos se vê na preparação deste mundial, é Ordem ou Progresso.
- A FIFA não pediu o Brasil para sediar a Copa, foi o Brasil que procurou a FIFA e fez a proposta.
- A corrupção no Brasil é endêmica, do povo ao governo.
- A burocracia é cultural, tudo precisa ser carimbado, gerando milhões para os Cartórios.
- Tudo se desenvolve a base de propinas.
- Todo o alto escalão do governo Lula está preso por corrupção, mas os artistas e grande parte da população acham que eles são honestos, e fazem campanhas para recolher dinheiro para eles.
- Hoje, tudo que acontece de errado no Brasil, a culpa é da FIFA, antes era dos EUA, já foi de Portugal, o brasileiro não tem culpa de nada.
- O Brasileiro dá mais importância ao futebol do que à política.
- O Brasileiro elege jogadores de futebol para cargos públicos.
- Romário (ex-Barcelona) é hoje deputado. Aproveita o descontentamento com a Copa para se auto-promover, mas nunca apresentou um projeto de lei sobre saúde ou educação. Sua meta é dar ingresso da Copa para pobre(como se essa fosse a prioridade para um pobre brasileiro)
- O Deputado mais votado do Brasil é um palhaço analfabeto e banguela, que faz uma dança ridícula, com roupas igualmente ridículas, e seu bordão é: “pior que está não fica”. Será?
- Em uma das músicas deste palhaço analfabeto ele diz: “Ele é ladrão mas é meu amigo!”, Isso traduz bem o espírito do Brasileiro. (http://letras.mus.br/tiririca/176533/ )
- Brasileiros se identificam com analfabetos.
- A carga tributária do Brasil é altíssima maior que a da França, e os serviços públicos são péssimos comparáveis aos do Congo.
- Mas o Brasileiro médio pensa que ele mora na Suíça. Quem está lá, na verdade, é a FIFA.
- Há um dito popular que diz que “Deus é brasileiro”.
- A FIFA, como imagem institucional, busca não associar-se a ditaduras. Tanto que excluiu a África do Sul na época do Aparthaid e, ao contrário do COI, recusou a candidatura da China, apesar das ótimas condições que o país oferecia. Mas o Brasil, sede da Copa, vive um caso de amor com ditaduras.
- O Brasil pleiteava uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU, para sentar-se ao lado França, mas devido ao seu alinhamento com ditaduras, a França já se manifestou contrariamente.
- A Presidente Brasileira parece estar alienada da realidade e diz que será o melhor mundial de todos os tempos, isso, melhor que o do Japão, dos EUA, da França, da Alemanha.


 
- Só ela pensa assim, na FIFA se fala em maior erro estratégico da história da Instituição.

CONFRONTOS:

- Ano passado os brasileiros saíram as ruas para manifestar, pela primeira vez se viu um movimento assim num país acostumado a inércia, mas o Governo disse que eles eram baderneiros e reprimiu o movimento com violência. 2 mortos, mais de 2000 feridos, mais de 2000 prisões. Ninguém responsabilizado...
- Há um movimento chamado “Black Blocs” que ameaça revidar a violência do Governo.
- Há um # hastag que já foi repetido mais de 500.000.000 de vezes em redes sociais e ameaça #naovaitercopa
- Os próprios brasileiros pedem para os estrangeiros não irem para o Brasil. Há milhares de vídeos feitos por brasileiros neste sentido:



- O governo brasileiro acaba de gastar 400milhões de Euros com compras de armas para a polícia e disse estar disposto a colocar o exército na rua para proteger a Copa contra os…. Brasileiros (???) Isso mesmo, o governo está ameaçando seu próprio povo.
- Há um movimento de alguns jogadores de futebol, liderado pelo ídolo do Lyon (França) Juninho Pernambucano, chamado “Bom Senso”, pedindo conscientização dos jogadores.
- Analisando os países sedes desde 1970, o número de mortes em estádios, nos 16 anos prévios a cada edição da Copa:
›México: (1970): 06 mortes;
›Alemanha (1974): 00 mortes;
›Argentina (1978): 04 mortes;
›Espanha (1982): 00 mortes;
›México (1986): 12 mortes;
›Itália (1990): 00 mortes;
›EUA (1994): 00 mortes;
›França (1998): 00 mortes;
›Japão (2002): 00 mortes;
›Coreia do Sul (2002): 00 mortes;
›Alemanha: (2006): 00 mortes;
›Africa do Sul: (2010): 17 mortes;
›Brasil: (2014): 234 mortes;
(http://www.youtube.com/watch?v=8bn17OLPyOY)

OBRAS:

- O Brasil foi o país que teve mais tempo na história de todos os mundiais para prepará-lo: 7 anos, mas o Brasil é o mais atrasado.
- O Francês Jérome Valcke, secretário geral da FIFA criticou o Brasil pelos atrasos. O governo brasileiro disse que não conversaria mais com Jérome Valcke.
- A França teve apenas 3 anos, e finalizou as obras 1 ano e 2 meses antes.
- A África do Sul teve 5 anos, e terminou com 5 meses de antecedência.
- Há pouco mais de 3 meses da Copa, o Brasil ainda tem que fazer 15% do previsto.
- O custo do “Stade de France” foi de 280 milhões de Euros(o mais caro da França), uma vergonha se comparado ao “Olimpiastadium” sede da final da Copa da Alemanha em 2006, que consumiu menos de 140 milhões de Euros.
- Mas perto do Brasil isso não é nada. Cada estádio custa em média mais de 1/2 bilhão de Euros.
- E o dinheiro sai do bolso do Brasileiro. Tudo é financiado com recursos públicos. Na França tudo foi financiado com recursos privados.
- Mas o custo não é alto porque os trabalhadores recebem muito. Os trabalhadores recebem salários de fome.
- As empreiteiras é que ganham muito e há muita corrupção para os políticos.
- Não há segurança para os trabalhadores, acidentes e mortes são comuns. Na França o número de mortes nas construções foi 0(zero)
- Mesmo com os milhões a mais, os Estádios são ruins.
- Em 2007 o Brasil construiu um estádio para o Panamericano do Rio e homenageou quem???? Um diretor da FIFA, um brasileiro, corrupto para variar: João Havelange! No Brasil corruptos recebem homenagens.
- O estádio era tão ruim que não durou nem 6 anos. Isso mesmo, 6 anos….
- Hoje o estádio está interditado e não recebe mais jogos. Detalhe: custou mais de 150 milhões de Euros(mais do que o Estádio do Olympic de Marseille), e hoje serve de ninho para pombos.
- Na França, os Estádios são multi-uso, servem para competições olímpicas, jogos de Rugby, e são centro de lazer, com lojas e restaurantes e estacionamento nos outros dias da semana. No Brasil são usados só para jogos.
- Em Brasília estão construindo um Estádio para 68.000 pessoas, sendo que o time local está na quarta divisão do campeonato brasileiro e tem média de público de 600 pagantes. Tudo com financiamento público.
- Em São Paulo há 2 estádios, Morumbi e Pacaembú, ao invés de reformá-los, construíram um 3o. estádio, Itaquerão, 23km do centro da cidade e sem metrô até lá.
- O ex-presidente Lula, torcedor do Corinthians, empenhou-se pessoalmente para que construíssem este estádio em vez de reformar um dos outros 2 já existentes.
- Exceto seus correligionários, ninguém acredita que Lula foi movido por amor ao “Timão” .
- Lula é amigo íntimo de Marcelo Bahia, Diretor da Odebrecht, vencedora da licitação. Um reforma custaria menos de 100 milhões de Euros, um novo estádio tinha previsão de custo inicial de 300 milhões de Euros (mas já passou de 500 milhões) um dos mais caros da história da humanidade. Lula e Marcelo são constantemente vistos em caríssimos restaurantes de Paris, tomando bons vinhos franceses. Lula, claro, se declara socialista.
- Este estádio é igualmente ruim, alagamento, péssima infraestrutura, e antes mesmo de inaugurar já caiu, matando funcionários. (http://oglobo.globo.com/esportes/video-mostra-momento-do-acidente-no-itaquerao-10911765)

TRANSPORTES:

- A atual presidente Dilma Rousseff garantiu que faria um trem-bala, nos moldes do TGV Francês, que ligaria 4 cidades-sede: SP-RJ-BH-Brasilia. A promessa está gravada em redes sociais. (http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,governo-garante-trem-bala-pronto-ate-a-copa-de-2014,381839,0.htm)
- Em 2009 foram aprovados 13 bilhões de Euros no PAC, uma soma gigantesca de dinheiro, suficiente para construir um TGV de Paris a Cabul no Afeganistão. Nunca se viu um orçamento tão alto.
- Mas o dinheiro desapareceu e nem um único centímetro do TGV brasileiro foi construído.
- Nenhum brasileiro cobra da Dilma a responsabilidade sobre a promessa do trem bala.
- Nenhuma das cidades-sede tem metrô até o Aeroporto.
- O taxis são caríssimos e os taxistas fazem trajetos mais longos com os estrangeiros que não conhecem a cidade.
- Aprenda Português pois os Taxistas não falam nem espanhol, francês não existe. Inglês nem pensar???
- Para os taxistas não há cursos de inglês financiados pelo governo, mas para as prostitutas sim. Parece piada, mas é verdade: (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/01/1211528-prostitutas-de-bh-tem-aulas-gratis-de-ingles-para-se-preparar-para-a-copa.shtml)
- É assim que o Brasil está se preparando para receber os turistas, ensinando inglês para as prostitutas. Pergunte se há um programa assim para policiais???
- Metrôs não funcionam bem, não cobre nem 10% das cidades ou simplesmente não existem.
- Os ônibus são precários, com muitos atrasos.
- O sistema de ônibus é complicadíssimo e ineficiente.
- Diariamente os ônibus são atacados por gangues que lhes ateiam fogo sob ordem de criminosos ou simplesmente para protestar.
- Às vezes não dá tempo do passageiro sair correndo e morre carbonizado.
- Ninguém é preso, mas as autoridades dizem: “estamos investigando…”
- O aeroporto da Megalópolis São Paulo tem uma capacidade de receber vôos inferior ao Aeroporto da pequena cidade de Orly, no interior da França.
- Os preços de passagens de aviões dispararam. Por um trajeto de 400km chegam a cobrar 1.000Euros durante a copa.
- Como o Brasil não tem infraestrutura, não aproveitará a alta demanda, devendo permitir que empresas aéreas estrangeiras atuem durante a Copa, o lucro virá para a Europa ou os EUA.
- Aluguel de carros é caríssimo, e, como disse um ex-presidente brasileiro, Fernando Collor, também afastado por corrupção, os carros brasileiros são carroças, sem os principais itens de segurança.
- Muito cuidado ao dirigir, o trânsito é uma selvageria. Sinalização, quando existe, é exclusivamente em português.
- Ônibus lotados a toda velocidade, dividem faixas com carroças, mendigos que puxam carros de ferro-velho, motoqueiros cruzando faixas sem sinalizar, pessoas xingando, engarrafamentos de horas. Em São Paulo chega a passar de 300km de engarrafamento, dentro da cidade, o maior da humanidade.
- Faixa de pedestre não serve para nada, não espere que os carros parem. Atropelam, matam e fogem.
- Não tente andar de bicicleta, será atropelado ou roubado.
- As estradas estão caindo aos pedaços, sem sinalização e o número de mortes em acidentes de trânsito em 2008 foi de 57.166, na França, 399, ou seja, quase 15.000% a mais de mortes, e levando em conta que no Brasil não há acidentes por neve ou gelo na pista.
- Apesar do Brasil ser autossuficiente em petróleo e estar do lado de países da OPEP, como Venezuela e Equador, a gasolina uma das mais caras do mundo, e de péssima qualidade, misturada com etanol e solvente de borracha, não há fiscalização nos postos.
- Mas o Brasileiro defende o monopólio do petróleo. É o único país do mundo onde os consumidores acham que o monopólio é bom para o consumidor, e não para o monopolista.
- Não existe transporte fluvial, apesar de ser o país com mais rios no mundo. O Brasil deveria investir em barcos, todo ano as cidades alagam.


- As autoridades dizem que foram pegas de surpresa!
- Não há transporte por trens.

SAÚDE:

- Reze para não ter problemas de saúde enquanto estiver alí.
- Vacina contra febre amarela é recomendada.
- Use repelentes, no Brasil ainda há pessoas morrendo com dengue, malária ou doença de chagas, já erradicadas na França no século XVIII.
- Faça um seguro de saúde privado antes de ir ao Brasil.
- Médicos privados cobram mais de 100Eurs por consultas de 20minutos.
- Os hospitais públicos são péssimos, comparáveis a zonas de guerra.



 


- Nos últimos 10 anos o número de leitos em hospitais públicos caiu 15%. (http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/em-11-anos-taxa-de-leitos-hospitalares-caiu-15-no-brasil-o-bravateiro-no-entanto-dava-licoes-a-obama-vinda-de-cubanos-serve-para-demonizar-medicos-brasileiros-e-e-projeto-ideologico-dos-paises-do/)
- O Brasil precisa importar médicos de Cuba, já que não tem competência para formar médicos no próprio país. Acredite: Há um programa governamental para isso.
- O Brasil gasta apenas 4% do seu PIB com saúde, e 12% com pagamentos de funcionários públicos. Nos últimos anos o gasto com funcionários cresceu, e com saúde encolheu.
- A França gasta 12% com saúde e 4% com funcionalismo.
- Resultado: Brasil é 72. entre 100 países pesquisados pela OMS, a França 7.
- O craque Zinédine Zidane já era mal visto no Brasil, por ser responsável direto por 2 derrotas humilhantes da “canarinha” em mundiais. Ao saber que o Brasil sediaria a Copa, Zidane afirmou que o Brasil tinha outras prioridades, como a saúde, não os Estádios.
- Ronaldinho Fenômeno rebateu a frase dizendo que “não se faz copa com hospitais”.



- A frase de Ronaldinho Fenômeno virou hit no Twitter e record e visualizações no youtube.
- O Pelé pediu para os Brasileiros esquecerem os problemas e curtirem a Copa.

HOSPEDAGEM:

- Paris é a cidade mais visitada do mundo, com quase 20 milhões de turistas / ano. São Paulo é menos visitada que a pequena Benidorm na Espanha, ou que a cinza Varsóvia, na Polônia ou a poluída Chenzen na China.
- São Paulo perde para Buenos Aires, Cuzco e outras cidades Sulamericanas.
- Nem no Brasil é a mais visitada. Ninguém faz turismo em São Paulo.
- Amarga o posto 68 na lista das mais visitadas do mundo.
- No entanto, um hotel em São Paulo custa em média 40% mais do que se hospedar em um equivalente hotel em Paris.
- Na época da Copa, um hotel de baixa qualidade em São Paulo chega a pedir 800Euros por noite.
- Os brasileiros não tem hábito de intercambiar casas, alugar sofás ou hospedar pessoas por sites em internet.
- Leve adaptador de tomada. O Brasil adotou um sistema que só existe no Brasil, e muda a cada 4 ou 5 anos, gerando milhões para algumas empresas.

TELECOMUNICAÇÕES:

- Minuto de celular mais caro do mundo. (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/10/1352956-minuto-do-celular-no-brasil-e-o-mais-caro-do-mundo.shtml)
- O sinal é péssimo, um dos piores do mundo.
- 4G não existe na maioria das cidades.
- A internet é horrível e caríssima. Para o Brasil chegar aos níveis do Iraque deveria dobrar o investimento em banda larga. (http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/conexao-de-internet-no-brasil-e-mais-lenta-que-no-iraque-e-cazaquistao)

SEGURANÇA:

- Se você não gostou do que leu até agora, o pior está aqui.
- No Brasil há mais assassinatos que na Palestina, no Afeganistão, Síria e no Iraque JUNTOS.
- No Brasil há mais assassinatos que em toda a AMÉRICA DO NORTE + EUROPA + JAPÃO + OCEANIA.
- A guerra do Vietnã matou 50.000 pessoas em 7 anos. No Brasil se mata a mesma quantidade em um ano.
- Ano passado foram 50.177 segundo o governo, segundo a ONGs superam 63.000 mortes.
- Todo brasileiro conhece alguém que foi assassinado.
- 1% dos casos resultam em prisão.
- Este 1% não chega a cumprir 1/6 da pena, e é beneficiado por vantagens que se dão aos criminosos.
- As prisões parecem masmorras e não recuperam.
- Rebeliões com dezenas de mortos, pessoas decapitadas, esquartejadas são frequentes.
- Recomenda-se levar uma pequenas quantidade de dinheiro para caso de assaltos. É comum assassinarem as pessoas que nada tem para o assalto.
- Não leve o cartão consigo, você pode ser vítima de uma espécie de sequestro que só tem no Brasil: “Sequestro Relâmpago”.
- Não use relógios, máquinas fotográficas, celulares, pulseiras, brincos, colares, anéis, bolsas caras, bonés caros, óculos caros, tênis caro, etc… vista-se da forma mais simples possível.
- Se for assaltado, não reaja.
- Não ande pelas ruas após as 22hs.
- Caixas eletrônicos não funcionam após as 22h30, devido aos assaltos. Os políticos, no lugar de aumentar a segurança, tiveram a brilhante idéia de proibir o cidadão de bem de tirar dinheiro do caixa.
- Os bancos fecham as 15hs.
- Só faça câmbio em bancos ou casas autorizadas. Existe uma grande quantidade de moeda falsa e estrangeiros são alvo fácil.
- Policiais são monoglotas. Aprenda frases como: “Eu fui assaltado”; “preciso de ajuda”, “estou ferido”, “sou francês, leve-me ao consulado por favor”
- Há falsas blitz para assaltar pessoas.

CONCLUSÃO:
- O que falta no Brasil é educação. Os números são assustadores, mesmo quando comparados com seus vizinhos sulamericanos.
- O Brasil tem uma porcentagem de universitários menor que o Paraguai;
- Apenas 3% dos Brasileiros são bilingues.
- A Argentina tem 5 prêmios Nobel, a Colombia 3, o Chile 3, a Venezuela 1, a Colombia 4, o Brasil??? Zero!
- Entre as 300 melhores Universidades do mundo, não tem nenhuma Universidade Brasileira.
- O país tem 9% de analfabetos;
- No Brasil há 33.000.000 de analfabetos funcionais.
- Ano passado surgiram 300.000 novos analfabetos.
- No ranking da ONU de 2012 o Brasil, que já estava mal colocado, caiu mais 3 posições, e hoje é o número 88 no mundo. (A França é 5.)
- O Brasil fica atrás de Belize, Ilhas Fiji, Tchad, Azerbaijão, Ilhas Maurícios, Uzbequistão, Mongólia, Paraguai, Trinidad e Tobago, Belarus, Tijiquistão, Botswana, São Tomé e Príncipe, Namíbia, Santa Lúcia, Moldavia…. até atrás da Palestina em guerra, o Brasil conseguiu ficar.
- UMA VERGONHA INTERNACIONAL mas o brasileiro está muito feliz de ser pentacampeão de futebol.

Nos corredores da FIFA já se admite que foi o maior erro da história da Instituição eleger o Brasil como sede. O que se fala é que os dirigentes deveriam ter ouvido o grande Estadista Francês Charles de Gaulle, quando disse:

“O Brasil não é um país sério

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Negros são minoria no serviço publico brasileiro

Projeto sobre Cotas: Negros são minoria absoluta no serviço público, comprova Ipea
Postado em 12/02/2014| 12:03

 
Em seminário realizado na Câmara, na terça-feira, 11 de fevereiro, para debater o projeto (PL 6738/13) que cria cotas para a população negra no serviço público federal, dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) demonstraram que negros e pardos chegam a ocupar menos de 6% de determinadas carreiras do Estado.
SEPPIR-10-02-14
Considerando os ingressos de servidores públicos federais entre 2007 e 2012, o segmento de negros e pardos ocupa apenas 5,9% das vagas na diplomacia. Nas carreiras de desenvolvimento tecnológico de nível superior, o índice é de 6,3%, enquanto na auditoria da Receita Federal, apenas 12,3% das vagas foram ocupadas por negros e pardos. O número não é muito distinto entre procuradores da Fazenda Nacional (14,2%), na carreira jurídica da Advocacia Geral da União (15%) ou da Defensoria Pública (19,5%). Para servidores de nível superior das agências reguladoras (15,6%) e fiscais do trabalho (16,6%) a situação é semelhante. No conjunto da população economicamente ativa, negros e pardos representavam 52,2% do total em 2012.
Presente no evento, o deputado Luiz Alberto (PT-BA), presidente da Frente Parlamentar pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, afirmou no seminário que o projeto “tem tudo a ver com as bravas lutas do povo brasileiro, que há séculos luta por igualdade”.  ”Reconhecemos os avanços que os indicadores sociais tem demonstrado nos governos Lula e Dilma, como a redução da pobreza, da informalidade e do desemprego, mas este projeto é fundamental para o tema da igualdade racial,pois apesar do avanços mencionados, na questão específica da igualdade racial, dada abissal e intensa desigualdade quanto se compara indicativos sociais entre negros e brancos, somos forçosos a reconhecer que muito ainda há que ser feito. O Projeto que institui as cotas em concurso público é muito importante na superação das desigualdades em todas as esferas sociais”, disse.
Para a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), os dados apresentados pelo Ipea reforçam a legitimidade do projeto e fortalecem o movimento em prol da sua aprovação. “Esses números comprovam a situação altamente desigual da população negra no serviço público e esperamos que esse projeto seja coroado com uma ampla votação favorável no plenário da Câmara”, afirmou a deputada no evento, que contou com a presença a ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).
Para o deputado Sibá Machado (PT-AC), as instituições públicas brasileiras “acordaram para essa situação” de desigualdade e estão promovendo políticas afirmativas. “Tanto governos quanto o Judiciário, através do STF, e as universidades reconhecem a importância e a legalidade destas ações e acredito que esta Casa votará esta matéria em tempo hábil”, opinou Sibá, representando no seminário o líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (PT-SP), que foi o relator do projeto na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.
O projeto de lei estabelece 20% das vagas do serviço público federal para candidatos que se autodeclararem negros ou pardos. O relator da matéria, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) participou do seminário classificou como “brilhante” o estudo apresentado pelo Ipea e disse não ter dúvida quanto à constitucionalidade do projeto, que está pronto para ser votado em plenário, mas depende da liberação da pauta, trancada para a votação de medidas provisórias e do Marco Civil da Internet (PL 2126/11), que tramita em regime de urgência constitucional.
Também participaram do seminário o deputado Paulão (PT-AL) e a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP).
Confira os dados completos apresentados pelo Ipea no seminário.
Fonte: PT na Câmara
Foto: Salu Parente/PT na Câmara

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Jornada Pedagógica 2014 traz novidades que irão legitimar a educação do municipio de São Francisco do Conde

Jornada Pedagógica 2014 traz novidades que irão legitimar a educação municipal

Jornada2
Após introduzir em 2013 o mote “Diferenciar: Gentes, Saberes, Sabores e Fazeres na Educação de São Francisco do Conde” a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), abriu a edição 2014 da Jornada Pedagógica com o tema “Legitimar: Gentes, Saberes, Sabores e Fazeres na Educação de São Francisco do Conde” – uma continuidade ao que foi trabalhado no ano passado e que esse ano será reafirmado através da escrita das Diretrizes Curriculares da Educação Municipal. O encontro entre professores, coordenadores e diretores pedagógicos, pais e alunos da rede municipal de ensino e autoridades locais aconteceu na manhã da última terça-feira, 04 de fevereiro, no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão. Na oportunidade, foram lançados o programa “Educa Chico”, a publicação “Semeando Leitores: Semeando Poesias com os Poetas e Poetisas da Rede Municipal de São Francisco do Conde”, onde alguns alunos puderam declamar seus versos, e a página da SEDUC no site oficial da Prefeitura.
O Educa Chico é um projeto, aprovado em lei, que vem a fortalecer o processo de educação dos jovens sanfranciscanos. Não existe lugar melhor para oferecer oportunidades iguais, senão na sala de aula”, disse a prefeita Rilza Valentim ao iniciar uma explanação acerca do programa que irá beneficiar todos aos alunos da rede, estudantes do Ensino Fundamental II. “Esse programa trará uma jornada ampliada a esses estudantes, com aulas de português e matemática no contraturno, o que futuramente possibilitará mais chances aos nossos jovens no mercado de trabalho. Queremos fazer de São Francisco do Conde uma cidade educadora com cidadãos integrais, mas para isso precisamos da colaboração de todos”, destacou Valentim aos professores.
O Educa Chico  – segundo maior programa social da gestão, perdendo apenas para o PAS (Programa de Acolhimento Social) – nasce com as propostas de ampliar a jornada escolar, com atividades interdisciplinares; promover o fortalecimento das ações voltadas para a formação em tempo integral; elevar o rendimento do ensino e reduzir a evasão escolar. Para isso, a Prefeitura está apostando alto. “Todo estudante matriculado no Ensino Fundamental II está automaticamente apto a participar do programa e terá direito a bolsa, a qual a moeda será chamada ‘Chico’. O valor pode chegar a até R$ 1.200,00, sendo que este só poderá ser resgatado no final do ano. Mas, para garantir o benefício integral, além de ter que alcançar média que o aprove para o ano seguinte, o rendimento nas atividades de formação complementar do aluno também será observado”, elucidou a prefeita. Outras novidades anunciadas para este ano ficaram a cargo da Prova Unificada, que passará a vigorar em todas as escolas da rede municipal; a instituição do 14º salário para professores em substituição ao abono salarial – este será pago conforme a produção e rendimentos do educador e seus alunos; a realização de concurso público; o pagamento de rescisões para servidores que trabalharam a partir de 2009; e o estabelecimento dos programas “Mais Educação” e “Segundo Tempo” – este último consiste em uma parceria do Governo Federal com o município para fortalecer o esporte na cidade.
A gente pode fazer uma educação de qualidade e, mais ainda, fazer com que o aluno se perceba autor da própria vida”, afirmou a secretária municipal da Educação, Cristiana Ferreira, ao justificar os investimentos na educação. Envolvido nas ações do Educa Chico, o secretário de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira, completou os conceitos do programa relatando que este “mobiliza engrenagens voltadas não só para educação, mas também para cultura, esporte e cidadania, além de criar o empoderamento dos alunos e formar jovens mais bem preparados para o futuro”.
Estiveram presentes à mesa de abertura: a prefeita Rilza Valentim, o vice-prefeito Evandro Almeida, os secretários municipais Cristiana Ferreira (Educação) e Aloísio Oliveira (Desenvolvimento Social), o deputado estadual Rosemberg Pinto, o presidente da Câmara de Vereadores e ex-secretário da educação no município Eliezer de Santana, a diretora pedagógica Elienai Barreto, a diretora da rede municipal de ensino – Anaildes Santana dos Santos, Josaíra Xavier – presidente do Conselho Municipal de Educação, Julimar Alves – representando os coordenadores pedagógicos do município, a representante dos professores alfabetizadores – Fabiane Carvalho de Almeida, o aluno da escola do Gurujé – Daniel Geraldo da França e Dielson Juvêncio – coordenador da APLB. Cerca de 1.000 pessoas participaram do evento. Confira abaixo a programação para os próximos dias.
 Jornada 3
05/02Oficinas Pedagógicas
Local : CEJAL -  8h30min às 17h
  1. O Que Faz Uma Escola De Sucesso De Aprendizagem?
  2. Educação Indígena Para O Ensino Que É Fundamental
  3. Linguagem: História E Contemporaneidade
  4. Semear Leitores Para Construção De Aprendizagens
  5. Ler E Escrever Um Compromisso De Todas As Áreas
  6. A Educação Do Campo: História De Todos Nós
  7. Etnomatemática: Um Novo Olhar Na Sala De Aula
  8. Avaliação Escolar Voltada Para A Qualidade Da Aprendizagem
  9. Ensinar E Brincar: Ludicidade Nas Séries/Anos Iniciais
  10. Lidando Com Alunos Especiais: Os Desafios Da Aprendizagem
  11. Os Fazeres Do Secretário Escolar
Oficina Pedagógica
Local: Ginásio de Desportes Edvaldo dos Santos – Baiacão – 8h30min às 17h.
  1. O corpo em movimento: Perspectiva para um trabalho na escola
Oficinas Pedagógicas (Profissionais da Educação de Jovens e Adultos – EJA)
Local: CEJAL – 19h às 22h
  1. Organização Curricular Para EJA: Limites E Possibilidades
  2. EJA: Como Garantir O Ingresso A Frequência E O Sucesso
  3. Avaliação Escolar Voltada Para Qualidade Da Aprendizagem
Palestras 
Locais: Auditório da Câmara de Vereadores/Auditório da CEJAL/Auditório da UNILAB / Baiacão – 8h às 17h
  1. MAIS EDUCAÇÃO: Novas Aprendizagens
  2. Os Fazeres Da Gestão Escolar: Pedagógico, Administrativo E Financeiro
  3. África Berço Da Humanidade E Do Conhecimento
  4. Gerenciando As Relações Interpessoais No Espaço Escolar
06 e 07/02 – Planejamento nas Unidades Escolares – 8h às 12h/ 13 às 17h/ 19h às 22h

Inauguração em Addis-Abeba da Fundação União Africana

La nouvelle « African Union Foundation » organise une réunion inaugurale de ses promoteurs à Addis-Abeba
Rédigé le Jeudi 6 Février 2014 à 13:13 | Lu 62 fois | 0 commentaire(s)
La nouvelle « African Union Foundation » organise une réunion inaugurale de ses promoteurs à Addis-Abeba
Le sommet des chefs d'État de l'Union africaine, qui s'est tenu à Addis-Abeba a été suivie d’une réunion inaugurale des promoteurs de l’African union foundation, nouvellement créée. La manifestation a été présidée par la Présidente de la Commission de l'Union africaine, son excellence le Dr Nkosazana Clarice Dlamini Zuma, également représentante légale de l'Union africaine.
La Présidente a présenté les objectifs poursuivis par la Fondation en matière de contributions volontaires au financement des priorités africaines au siège de l'Union africaine d'Addis-Abeba (Éthiopie). Étaient également présents le vice-président de la Commission, M. Erastus Mwencha, les commissaires de l'UA, l'ancien Premier ministre de la République de Jamaïque, M. P.J. Patterson, ainsi que les premiers membres du Conseil inaugural et quelques invités.

Créée par l'Assemblée de l'UA en mai 2013, l'African Union Foundation vise à financer les priorités africaines par le biais de contributions volontaires. La mission de la Fondation consiste à « mobiliser des ressources pour soutenir la vision de l'Union africaine en faveur d'une Afrique intégrée, centrée sur les peuples, prospère, en paix avec elle-même et trouvant sa place légitime dans le monde ». Pour mener à bien cette mission, la Fondation compte mettre l'accent sur cinq domaines clés au cours de ses cinq premières années d'existence : 1) le développement des compétences et des ressources humaines, 2) l'autonomisation des femmes et l'égalité des sexes, 3) l'intégration régionale, 4) le soutien à la jeunesse et à l'esprit d'entreprise, et 5) la défense et le soutien de l'Union africaine.

« Le temps est venu pour l'Afrique de mobiliser ses propres ressources pour soutenir son développement et prendre en main son destin », a déclaré Mme Nkosazana Dlamini Zuma. La Fondation s'efforcera d'engager plus en profondeur le secteur privé, les individus, les communautés et les leaders philanthropiques du continent africain, afin de dégager des ressources et offrir des perspectives de grande valeur sur les moyens à mettre au service d'une accélération du développement de l'Afrique. La question des sources de financement locales et extérieures constitue un élément intrinsèque de l'engagement du continent en faveur des valeurs panafricaines d'autodétermination, de solidarité et d'autonomie. La Présidente de l'AUC a exhorté les participants à tenir le rôle d'ambassadeurs de bonne volonté auprès de la Fondation.

La sélection des membres du conseil de gouvernance de la Fondation s'appuie sur leur engagement clair en faveur du développement de l'Afrique et de la philanthropie, du plus haut degré d'intégrité, ainsi que sur leur prééminence dans les secteurs et les zones géographiques qu'ils représentent. L’officialisation du processus d’adhésion au conseil de gouvernance de la Fondation est encore en cours de finalisation, mais les membres élus et confirmés incluent d'ores et déjà M. Dlamini Zuma, fondé de pouvoir de la Commission de l'UA ; Mme Luisa Diogo, ancien Premier ministre du Mozambique ; M. Alpha Konaré, ancien Président du Mali et ex-président de la Commission de l’Union africaine ; Mme Zeinab Badawi, journaliste de la BBC ; Mme Eleni Gabre-Madhin, ancienne P-DG d’ECX (Ethiopian Commodities Exchange) ; Mme Cheryl Carolus, P-DG de Peotonia Holdings ; Mme Amany Asfour, Présidente de la Egypt Business Women’s Association ; M. James Patterson, ancien Premier ministre de la Jamaïque ; Mme Ntombifuthi Mtoba, Présidente de Deloitte Southern Africa ; M. Charles Okeahalam, P-DG d’AGH Capital Group ; et enfin, M. Tony O. Elumelu, Président de Heirs Holdings (http://www.heirsholdings.com).

Parmi les autres personnalités présentes à cette réunion d'inauguration figuraient Mme Wendy Ackerman, de Pick and Pay Holdings ; M. Bhekinkosi Moyo, pour la Southern African Trust, ainsi que M. Enoch Iluenzy, venu représenter M. James Gatera, Directeur général de la Banque de Kigali.

En réponse à son invitation au Conseil, M. Elumelu a déclaré : « Je suis honoré de faire partie de la vision exprimée par Mme la Présidente en faveur d’une Afrique émergente développée par les Africains et j'ai hâte de participer à cet effort qui vise à changer le paradigme de développement de l'Afrique ». En témoignage indiscutable de ce soutien, la Tony Elumelu Foundation a fait un don de 150 000 $ au titre des fonds de lancement de l’African Union Foundation, marquant ainsi la première contribution à cet ambitieux projet.

Au cours de cette même réunion, une promesse de don de 100 000 $ a été prononcée par le gouvernement de la Jamaïque en la personne de M. l'ambassadeur Carlton A. Masters, lequel a déclaré : « Ce geste souligne l'engagement de la diaspora envers le développement de l'Afrique ».

Le lancement officiel de l'African Union Foundation, ainsi qu'une vaste compagne de sensibilisation et de collecte de fonds, sont prévus dans le courant de l'année.

African Press Organization

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Elias Sampaio uma Alternativa para o dialogo qualificado com os Movimentos sociais

EXCLUSIVA Elias Sampaio será candidato a deputado estadual


Secretário só deixará cargo em abril
O secretário estadual de Promoção da Igualdade, Elias Sampaio (PT), vai deixar o cargo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia. Sampaio se desincompatibilizará, no entanto só depois que enviar à Assembleia o projeto que cria o Estatuto da Igualdade Racial na Bahia e forem concluídas as negociações para a solução do impasse dos quilombolas no Rio dos Macacos, em Simões Filho, que já começa a se afunilar.
A decisão sobre a candidatura foi tomada em conjunto próprio governador Jaques Wagner, que considera essencial a presença do petista na Assembleia. Elias é considerado um dos quadros mais qualificados do PT baiano tendo atuado em outras posições de destaque no governo estadual. O fato de não ter se desincompatibilizado no prazo estabelecido por Wagner para a maioria dos candidatos o iguala ao secretário estadual de comunicação, Robinson Almeida (PT), que também só deixará o cargo em abril.
A notícia da candidatura de Sampaio já se espalhou pelo PT deixando especialmente feliz a ex-secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho (PT), candidata a deputada federal, e será uma de suas dobradinhas nestas eleições.

Brasil e sua jovem Democracia

5 de fevereiro de 2014, 10:51

BRASIL Para Anamages, petista ofendeu ‘toda a Nação brasileira’



Foto: AE
Para Associação, Congresso não é palanque eleitoral e não pertence a um partido
A Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages) divulgou uma nota de apoio ao ministro Joaquim Barbosa e contra a postura do provocação do vice-presidente da Câmara Federal, André Vargas (PT-PR), onde se disse insatisfeita pela “falta de decoro e respeito ao presidente do Supremo tribunal Federal”. No documento a Anamages afirma que “se o ilustre Deputado, como publicamente tem se manifestado, discorda do julgamento da AP 470, popularmente chamada de processo do mensalão, é um direito seu. Mas, o seu entendimento pessoal, não o autoriza a afrontar a honra e dignidade do Presidente da Suprema corte brasileira, em Sessão Solene na Casa Legislativa”. Vargas repetiu diversas vezes o gesto de erguer o punho cerrado, como fizeram José Dirceu e Genoino, condenados no processo do mensalão, antes de serem presos.

Abaixo a nota na íntegra:

DESAGRAVO AO EXMO. SR.MINISTRO JOAQUIM BARBOSA
PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
 
A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MAGISTADOS ESTADUAIS – ANAMAGES, vem a público externar sua insatisfação pela falta de decoro e de respeito ao PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, em razão da conduta antiética do Exmo. Sr. Deputado Federal André Vargas (PT-PR) durante a solenidade de abertura do ano legislativo.
A Constituição da República acolheu a tripartição de Poderes, atribuindo aos Chefes do Poder Executivo, do Poder Legislativo e do Poder Judiciário o mesmo status de mandatários da Nação.
Se o ilustre Deputado, como publicamente tem se manifestado, discorda do julgamento da AP 470, popularmente chamada de processo do mensalão, é um direito seu. Mas, o seu entendimento pessoal, não o autoriza a afrontar a honra e dignidade do Presidente da Suprema corte brasileira, em Sessão Solene na Casa Legislativa.
Ao se colocar de punho cerrado, gesto de contestação e insatisfação dos condenados na referida ação penal quando foram presos, S. Exa. não ofendeu apenas e tão só o Sr. Ministro Joaquim Barbosa, um dos julgadores, mas toda a Nação brasileira, eis que o poder de julgar é atribuído aos magistrados pela vontade soberana do povo, através das normas votadas pelas Casas Legislativas.
Não se diga, como o fez o Ilustre Deputado: “O ministro está na nossa Casa. Na verdade, ele é um visitante, tem nosso respeito, mas estamos bastante à vontade para cumprimentar do jeito que a gente achar que deve”.
O Congresso Nacional, o Senado a República e a Câmara dos Deputados não pertencem a um partido ou a alguma pessoa, mas sim ao povo brasileiro e devem ser tratados como um santuário da democracia, da diversidade de pensamentos e de ideias.
A independência e harmonia entre os Poderes da República somente serão efetivamente respeitados se o protocolo e a fidalguia imperarem.
O Plenário não é palco ou palanque eleitoral, nem pode admitir condutas contrárias ao decoro parlamentar e à regras mínimas de educação e convivência.
Como cidadão e fora dos limites da casa do Povo, o Sr. Deputado pode se manifestar como bem entender, assim como qualquer outro cidadão, arcando, por óbvio, com as responsabilidade por eventuais ofensas à honra. Contudo, enquanto Parlamentar, tem o dever de se haver com lhanura e fidalguia, máxime quando recebe, junto com seu colegiado, o Chefe de outro Poder.
Ao Ministro Joaquim Barbosa apresentamos nosso desagravo, com a certeza de que S.Exa. não se deixará abalar pelo incidente e que continuará conduzir o julgamento dos recursos com INDEPENDÊNCIA e LIVRE DE PRESSÕES, honrando a toga e a magistratura brasileira. Ao bom Juiz não importa o resultado de um julgamento, pressões de grupos ou a vontade pessoal de quem quer seja, mas sim A REALIZAÇÃO PLENA DA JUSTIÇA.
Brasília, 04 de fevereiro de 2.014
Antonio Sbano